Notícias e avisos da Avaliação

Avaliação Institucional – Profissionais da Educação – Rede Pública 2017

O que é a Avaliação Institucional? A Secretaria de Estado de Educação implantará o processo de Avaliação Institucional em seu sistema de ensino, que compreende as instituições educacionais Públicas e Privadas e os diversos órgãos da estrutura da Secretaria de Estado de Educação. Esse processo avaliativo tem por finalidade obter informações acerca do contexto escolar e do ambiente de trabalho na SEEDF. Os dados coletados subsidiarão a análise dos elementos que contribuem ou interferem diretamente ou indiretamente no desempenho do estudante, como também identificarão potencialidades e fragilidades institucionais de forma a promover uma reflexão com vistas à melhoria da qualidade social da educação. Qual a base legal? A Resolução Nº 1/2006, de 21/3/2006 do Conselho de Educação do Distrito Federal, estabelece normas para a Avaliação Institucional no Sistema de Ensino do DF. A Avaliação Institucional também integra as DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: APRENDIZAGEM, INSTITUCIONAL E EM LARGA ESCALA 2014 -2016 da SEEDF  em seu capítulo 4 – AVALIAÇÃO DO TRABALHO DA ESCOLA POR ELA MESMA: Avaliação Institucional. (página 56). Quem participará? Todos os Servidores da Secretaria de Estado de Educação do DF: 1 – Lotados nas Sedes. 2 – Lotados nas Coordenações Regionais de Ensino – CRE. 3 – Lotados nas Unidades escolares: Professor EFETIVO E CONTRATO TEMPORÁRIO; Orientador Educacional, Pedagogo e Psicólogo; Analista de Gestão Educacional; Técnico em Gestão Educacional (Secretário Escolar e Apoio Administrativo); Monitor de Gestão Educacional; Agente de Gestão Educacional (Portaria, Vigilância, Copa e Cozinha); Equipe Gestora. Servidores requisitados ou cedidos para outros órgãos não participarão da avaliação.   Qual o prazo de preenchimento? O Formulário ficará disponível para preenchimento Online no período de                                 23/10... ler mais

Um olhar para a Gestão e promoção de políticas públicas.

Em 03 de agosto de 2017, às 9h no auditório do Ed. Phenícia – Sede I a SUPLAV convidou o Gabinete da SEEDF e todos os Subsecretários , Coordenadores e Diretores para reunião com o Tema: Um olhar para a Gestão e promoção de políticas públicas. Foram divulgados os dados da Avaliação Institucional Equipe Gestora – Rede Pública- DF, 2016 realista pela Gerência de Avaliação Institucional da Diretora de Avaliação . Nosso objetivo foi despertar em nossos gestores a reflexão dos dados contextuais das Unidades Escolares, promovendo também um resgate da cultura da Avaliação Institucional na SEEDF.... ler mais

Eficiência técnica nas escolas públicas foi tema de debate

DF está em segundo lugar no ranking de eficiência para o 5º ano e em sexto para o 9º ano Mais um estudo foi divulgado pela Codeplan, em 12 de maio de 2016, com o objetivo de estimar, a partir dos dados da Prova Brasil e Censo escolar 2013, a eficiência técnica das escolas públicas brasileiras, para o 5º e 9º ano do ensino fundamental, e fazer um paralelo com a situação no Distrito Federal, sua Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) e suas Regiões Administrativas, segundo o autor do estudo, Thiago Mendes Rosa, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais, da Codeplan.O presidente da Codeplan, Lúcio Rennó, disse da satisfação em compartilhar a mesa com representantes da Secretaria de Educação para fazer a divulgação do estudo “Trata-se de mais um estudo que pretende contribuir para as políticas públicas”. Ele disse que, com o acordo de cooperação técnica a ser feito, em breve, com a Procuradoria, a fim de aprimorar a análise das atividades, o LAG – Laboratório de Avaliação do Gasto Público, passará a ter outro nome. “É um espaço público de debates e uma rede de pesquisadores voltada para a análise de questões fiscais, tributárias, de políticas e serviços públicos e seus impactos na qualidade de vida da população”. Segundo Rosa, as principais motivações para que o estudo fosse realizado foram os fatos da educação configurar uma ação fundamental para o desenvolvimento social e econômico, e os recursos públicos nem sempre serem aplicados da maneira mais eficiente possível. O estudo apontou que o DF está em segundo lugar no ranking de eficiência para o 5º ano e... ler mais

REUNIÃO TÉCNICA PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL –EQUIPE GESTORA – REDE PRIVADA DE ENSINO 2016

No dia 6 de Abril de 2016, no auditório da EAPE, foi realizada uma reunião técnica e pedagógica direcionada aos 473 gestores das Instituições Educacionais Privadas para apresentar a avaliação institucional – equipe gestora 2016. A Avaliação Institucional tem como objetivo analisar o contexto escolar considerando os fatores associados ao processo educativo. A mesa de abertura foi composta pelo Prof. Fábio P. Sousa – Subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (SUPLAV) e Prof. Álvaro M. Domingues Jr – Presidente do Conselho de Educação do DF (CEDF). (A Profª. Maria José V. Féres, ex- Presidente do CEDF, participou também da fala de abertura do evento. Na ocasião, estiveram presentes Conselheiros do CEDF, representantes do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF- SINPROEP, do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal – SINEPE e da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF – ASPA-DF). Na oportunidade foi apresentado o sistema online para a realização da avaliação prevista para 25/04 a... ler mais

Escolas particulares também serão avaliadas pela Secretaria de Educação

Pela primeira vez, a Secretaria de Educação do Distrito Federal vai avaliar institucionalmente as 473 escolas particulares da rede de ensino brasiliense, nos mesmos moldes em que ocorre com a rede pública. A novidade foi apresentada pela Subsecretaria de Acompanhamento e Avaliação Educacional (Suplav) aos gestores dessas unidades, nesta quarta-feira (6), em reunião no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape). O processo será realizado uma vez por ano, sem data definida previamente. Em 2016, o período para aplicação dos questionários vai de 25 de abril a 11 de maio. A medida atende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Além disso, de acordo com a Resolução nº 1/2012, do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF), a responsabilidade da implantação e manutenção do ensino no DF é aplicada ao poder público e a avaliação é requisito para credenciamento das escolas privadas. A avaliação institucional é realidade na rede pública desde 2013, quando os primeiros formulários começaram a ser planejados pela recém-criada Gerência de Avaliação Institucional. No ano seguinte, o questionário foi aplicado aos gestores de cada unidade da rede pública com foco em informações cobre dimensões de gestão de pessoas, infraestrutura, proposta pedagógica, condições do trabalho, fontes de recursos, relações com a comunidade escolar, democracia e participação, gestão e estudantes, conforme previsto no artigo 5º e incisos da Resolução nº 1/2006, do Conselho de Educação. Já em 2015, a avaliação chegou às salas de aula, ocasião em que 30 mil professores também responderam a questões essenciais para o contexto escolar. Para este ano, outra novidade é o método para aplicação dos formulários. O processo,... ler mais

Avaliação Institucional – Professor, sua participação é muito importante!

A Comissão do SINPRO e a SEDF realizaram reunião no dia 01 de julho de 2015 e um dos assuntos foi a Avaliação Institucional 2015 – Equipe Docente. Reafirmando a importância da participação dos professores nesse processo, o Subsecretario de Planejamento e Avaliação Institucional, Fábio Pereira de Sousa, se manifestou nos seguintes termos: “Em relação à chamada avaliação institucional, a SEDF afirmou que esta não tem relação com a política de meritocracia, sendo a continuidade de um levantamento de dados sobre as condições das escolas. Disse, inclusive, que a mesma pesquisa foi feita com gestores e de forma experimental com profissionais do magistério de Brazlândia em anos anteriores.” Site do SINPRO Esta é uma ação da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional (SUPLAV) / Coordenação de Avaliação Educacional (COAVED) que visa avaliar o contexto escolar, bem como, os fatores associados ao processo educativo, como: infraestrutura, equipamentos e materiais didáticos, gestão, relação com Pai/Responsável e a Comunidade. A avaliação institucional, ao analisar as condições institucionais da unidade escolar, pode ajudar a explicar os resultados da avaliação do desempenho escolar do estudante. As informações obtidas subsidiarão a análise dos fatores que contribuem ou interferem no desempenho dos estudantes de forma a promover uma reflexão com vistas à melhoria da qualidade social da educação. Assim, o papel da avaliação institucional é estimular e intensificar as relações de compromisso e cooperação entre os membros da comunidade escolar como também identificar potencialidades e fragilidades institucionais, suas causas, consequências e possíveis soluções.   “A reflexão coletiva é imprescindível para que novas ações sejam estabelecidas em função da realidade e das necessidades de seus atores, de... ler mais

Gama

Dia de enviar os emails para os professores da CRE Gama. Foram enviados 2.430 emails com o link para o sistema de Avaliação Institucional 2015 – Equipe Docente. ler mais

Ceilândia

Enviamos agora mais de 5.000 emails aos professores da CRE Ceilândia. Os professores da rede pública de ensino terão a oportunidade de avaliar questões ligadas ao contexto escolar por meio da Avaliação Institucional. Sua participação é... ler mais

Santa Maria

Hoje foi o dia dos professores de Santa Maria receberem os emails de acesso ao formulário de Avaliação Institucional. Foram enviados 1.654 emails. Professor(a), por favor confira a sua caixa de entrada. ler mais

A Avaliação e seus três níveis: das Aprendizagens, Institucional e de Rede

Pensar a avaliação leva-nos necessariamente a pensar na escola, nos professores e na equipe gestora. Envolve também a percepção dos estudantes e de seus responsáveis. Tem-se discutido o modelo de avaliação que temos hoje, de natureza classificatória e excludente, que vem funcionando como mecanismo que aciona o fracasso escolar, especialmente aos estudantes de classe popular. Para enfrentar essa prática, novas proposições têm sido feitas no sentido de reverter esse quadro. A avaliação, cada vez mais se torna alvo de reflexões, críticas e experimentação. E surge, então, o desejo de transformar esse processo em algo que possa promover, no cotidiano da sala de aula, a aprendizagem do estudante, partindo da concepção de que “avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorienta-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva” (LUCKESI, 2005, p.35). Uma vez aliada do professor, a avaliação dará a ele a oportunidade de conhecer o que o estudante aprendeu e o que ainda não aprendeu, para que se providenciem os meios e as estratégias para que ele aprenda. Inúmeras vezes, no espaço da sala de aula, percebe-se que avaliar é uma tarefa solitária, que fortalece apensas a identidade da professora ou do professor, orientando sua prática pedagógica. Essa avaliação não é um processo coletivo que proporciona espaços para um diálogo com os sujeitos envolvidos nessa prática, por isso não se refere à aprendizagem e ao ensino como processos interativos e intersubjetivos, mas sim ao rendimento como resultado verificável (BARRIGA, 1982), que pode ser medido, nomeado, classificado e hierarquizado. É preciso um olhar mais... ler mais