GAVIN é selecionada para participar da IX Reunião da ABAVE

Fruto de um longo trabalho, a Avaliação Institucional Equipe Gestora Rede Pública 2016 conseguiu reunir informações valiosas sobre a Rede Pública de Ensino da SEEDF sob a visão das Equipes Gestoras de 635 escolas. A participação foi efetiva, contando com 97% das 655 escolas cadastradas para essa Avaliação. A partir de um total de 181 questões comuns para todas as escolas, foi possível obter um panorama das escolas da SEEDF sob a perspectiva da Infraestrutura, Gestão Escolar, Gestão Democrática, Prática Pedagógica, Diversidade e Acessibilidade/Educação Especial. A realização dessa Avaliação contou com a parceria da SUBEB na indicação de questões para compor o formulário avaliativo.

Inicialmente foram analisados os dados de Infraestrutura com ênfase na estatística e embasamento legal, contemplando normas distritais e federais relacionadas à Infraestrutura. Para melhor organização dos dados, foi utilizada a técnica estatística de Redução de Dimensão por Análise Fatorial. Tal técnica maximiza o poder de explicação do conjunto de todas as variáveis e possibilita identificar subgrupos de questões que avaliam uma mesma habilidade ou capacidade cognitiva ou um comportamento. Assim, as questões vinculadas à Infraestrutura foram agrupadas em sete categorias: Espaços Técnicos-Pedagógicos; Serviços; Banheiros; Equipamentos; Espaços de Convivência; Serviços Especializados; e Recursos Tecnológicos.

A metodologia proposta teve como fruto o trabalho “Categorização da Infraestrutura das Escolas da SEEDF a Partir dos Dados da Avaliação Institucional Equipe Gestora 2016”. Esse trabalho foi selecionado para participar da IX Reunião da ABAVE a ser realizada entre os dias 16 e 18 de agosto na cidade de Salvador/BA. Além disso, o trabalho tem uma ampla aplicação na divulgação de dados educacionais de forma simples, interativa e dinâmica para públicos diversos: gestores escolares, professores/funcionários, pais/responsáveis e alunos; além de agentes públicos e acadêmicos envolvidos com Avaliação Educacional.

Neste sentido, está sendo desenvolvido pela equipe técnica de TI da Diretoria de Avaliação (DIAV) o Sistema de Avaliação Institucional. Tal Sistema possibilitará uma análise estatística dos dados automatizada e, portanto, instantânea, realizada logo após a finalização dos preenchimentos dos formulários, que também já são automatizados e disponibilizados online, das pesquisas promovidas pela Gerência de Avaliação Institucional (GAVIN). Isto possibilitará à equipe da GAVIN/DIAV dar um retorno quase que imediato à comunidade escolar, contribuindo para detectar em tempo real problemas na rede de ensino e possibilitar intervenções pontuais de forma dinâmica e construtiva.

Após a análise das demais dimensões contempladas pela supracitada Avaliação, a equipe da GAVIN espera fazer um levantamento geral das questões mais relevantes relacionadas ao contexto escolar das escolas da SEEDF. Estas poderão contribuir para a construção de indicadores educacionais da rede de ensino da SEEDF que servirão de auxílio aos agentes públicos para definição de políticas públicas em benefício da educação do Distrito Federal.

FullSizeRender