Avaliação Institucional – Professor, sua participação é muito importante!

A Comissão do SINPRO e a SEDF realizaram reunião no dia 01 de julho de 2015 e um dos assuntos foi a Avaliação Institucional 2015 – Equipe Docente.

Reafirmando a importância da participação dos professores nesse processo, o Subsecretario de Planejamento e Avaliação Institucional, Fábio Pereira de Sousa, se manifestou nos seguintes termos:

“Em relação à chamada avaliação institucional, a SEDF afirmou que esta não tem relação com a política de meritocracia, sendo a continuidade de um levantamento de dados sobre as condições das escolas. Disse, inclusive, que a mesma pesquisa foi feita com gestores e de forma experimental com profissionais do magistério de Brazlândia em anos anteriores.” Site do SINPRO

Esta é uma ação da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional (SUPLAV) / Coordenação de Avaliação Educacional (COAVED) que visa avaliar o contexto escolar, bem como, os fatores associados ao processo educativo, como: infraestrutura, equipamentos e materiais didáticos, gestão, relação com Pai/Responsável e a Comunidade. A avaliação institucional, ao analisar as condições institucionais da unidade escolar, pode ajudar a explicar os resultados da avaliação do desempenho escolar do estudante. As informações obtidas subsidiarão a análise dos fatores que contribuem ou interferem no desempenho dos estudantes de forma a promover uma reflexão com vistas à melhoria da qualidade social da educação. Assim, o papel da avaliação institucional é estimular e intensificar as relações de compromisso e cooperação entre os membros da comunidade escolar como também identificar potencialidades e fragilidades institucionais, suas causas, consequências e possíveis soluções.

“A reflexão coletiva é imprescindível para que novas ações sejam estabelecidas em função da realidade e das necessidades de seus atores, de forma a promover as aprendizagens dos estudantes e dos profissionais que ali atuam. […] A avaliação institucional analisa, retoma, reorganiza os processos utilizados na avaliação para as aprendizagens. Procura instruir e melhorar as concepções e práticas que se materializaram na avaliação que ocorreu no cotidiano da sala de aula”. (cf. Diretrizes de Avaliação Educacional: Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala 2014-2016, p. 56).”